Ele é o que há de melhor no que faz, e o que ele faz não é muito agradável. Espere, o que estamos falando? Não temos certeza, pois Wolverine já se meteu em todos os tipos de coisas desagradáveis, tanto em sua história em quadrinhos como nas encarnações da telona. Ele matou um monte de gente, isso é certo, e continua fazendo isso. Reconhecemos que ele tem uma história sexual sórdida escondida apenas por classificações PG-13. A outra coisa pela qual Logan é conhecido é por ser impossível de se matar, apesar do elevado número de pessoas que tentaram e, inevitavelmente, falharam. Devido a um esqueleto armado com um metal boladão e um fator de cura que lhe permite se recuperar da maioria dos ferimentos, Wolverine é tudo, menos indestrutível.
É por isso que todo mundo ficou em estado de confusão mental sobre o anúncio da Marvel de que estão matando sua vaca leiteira. Logan foi o mutante premier de seu vasto universo, a tal ponto que sua onipresença tornou-se uma piada (ele estava em cada equipe relacionada com os X-Men e vários Vingadores, ao mesmo tempo teve aventuras solo e foi convidado em aleatórios outros títulos, e todos de uma vez por um tempo).
Bem, de fato Logan pode não ser o que há de melhor no que faz, afinal. Nós não estamos inquietos com o assassinato, ou pessoas tentando matá-lo, mas com sua suposta imortalidade. O grande gancho deste evento é que ele nunca foi morto antes – só que ele foi. Um monte de vezes, na verdade. Na verdade, Wolverine morreu e foi trazido de volta mais do que a maioria dos super-heróis.
10 – Morto por Pó
Como ele morreu: Calma… ele não morreu cheirando nada…
Introduzida durante a corrida de Grant Morrison no New X-Men, Sooraya Qadir / Pó (Dust para os conservadores) era uma mutante afegã resgatada por Wolverine e Fantomex de um dono de escravos. Bem, nós dizemos resgatada, mas ela conseguiu se virar muito bem por conta própria se transformando em areia e esfolando vivo seu antigo dono.
Ela fez o mesmo com Logan durante o apocalíptico “Fim dos Dias” que encerrou a breve série Jovens X-Men, onde ela é a única sobrevivente de uma colônia mutante chamada “Xaviera” e decidiu que sua espécie é uma praga sobre a Terra, assassinando Wolverine a sangue frio ao lado de Emma Frost e seu companheiro de equipe Graymalkin.
Como ele volta: Ele não voltou, tecnicamente, este foi apenas um flash forward em um possível futuro para o X-Men. Um que envolveu Pó tendo o poder de explodir, bem como se transformar em uma brisa cheia de areia, que era irado. Ela e Wolverine estão em termos muito melhores nos dias de hoje, como Sooraya escolhendo participar de sua equipe durante o enredo Schism (que é longo e complexo e não vale a pena entrar agora) e depois abandonando para viver na colônia mutante espacial Utopia, como recruta no X-Men Street Team, com a bênção de Logan.
9 – Eletrocutado pelo Justiceiro
Como ele morreu: Você provavelmente tem uma boa ideia do que acontece em Justiceiro Mata o Universo Marvel só pelo título. Ao invés de perder sua esposa e filhos para uma guerra de gangues no Central Park, inspirando uma cruzada assassina vitalícia contra o submundo do crime de Nova York, a família de Frank Castle é rasgada no meio de uma batalha de super-heróis.
Ele imediatamente se vinga dos X-Men Ciclope e Jubileu, escapa da prisão e vai atirando em cada meta humano em seu caminho. Depois de despachar a maioria dos grandes personagens dos X-Men, enviando uma arma nuclear para a Lua, ele se depara com um Wolverine bêbado em um beco, o apunhala com as próprias garras, e o joga contra um poste de eletricidade, onde Logan frita até a morte.
Como ele volta: Novamente, tecnicamente, Wolverine nunca volta deste episódio. Justiceiro Mata o Universo Marvel é como uma realidade alternativa, o que significa que o que aconteceu ali não tem realmente nenhuma consequência nos quadrinhos normais da Marvel.
O que é bom, já que no curso da história ele não mata apenas Wolverine e o resto dos X-Men, mas também atira na cabeça do Homem-Aranha, bate em Dr. Doom até a morte com um martelo, esfaqueia o Demolidor no peito e depois se mata com uma .12. Basicamente não resta nenhum super-herói no fim disso tudo, mas presumivelmente continua cheio de vilões. Valeu, Frank. Idiota.
8 – Adamantium é arrancado de seus ossos
Como ele morreu: O universo Ultimate era suposto por ser um quadrinho diferente. Com a Marvel vendo um influxo de novos leitores com suas adaptações cinematográficas batendo alto em popularidade e aceitação, decidiram produzir uma nova linha sem a necessidade de entender todas as histórias anteriores de seus títulos, também adaptando seus personagens para um público moderno. O que significou fazer todo mundo mais jovem, mais sexy, e mais violento.
O último critério culminou em Ultimate sendo mais sobre super-heróis sendo mortos por um Magneto vingativo, que iria refazer o mundo em quatro dias, ao invés dos 40 dias e 40 noites que deus precisou. Ao mesmo tempo, forçou Ciborgue e Homem de Ferro a cozinharem Wolverine vivo com seus raios de energia enquanto o próprio Magneto arrancava o esqueleto de adamantium com seu controle sobre o metal, significando que não haveria maneira de Logan se regenerar.
Como ele volta: Ele não volta. Após esta passagem, o universo Ultimate está pouco povoado, com não muitas caras conhecidas restantes. Ultimate Spider-Man é agora metade negro, metade latino (Miles Morales em vez de Peter Parker), o Quarteto Fantástico tem muito mais do que quatro membros (e um deles é Dr. Doom), e os X-Men simplesmente deixaram de existir. O que poderia ser o melhor, porque Ultimate Wolverine foi um pouco idiota.
Ainda mais do que sua encarnação regular, ele era “mais ou menos” e foi originalmente contratado por Magneto para assassinar o Professor Xavier. Em seguida, ele dormiu com Jean Grey, se apaixonou por ela, e desertou da Irmandade de Mutantes para os X-Men. O que pode ter tido algo a ver com o fim indecoroso que se abateu sobre ele.
7 – Eviscerado pelo Fera
Como ele morreu: E voltamos com Grant Morrison! Um dos outros grandes conceitos que o escritor introduziu foi mais um futuro distópico potencial para os X-Men; desta vez, durante o arco Here Comes Tomorrow, a equipe entrou em colapso após outra morte de Jean Grey. Fera foi tomado por um antigo mal chamado Sublime e reduziu o planeta inteiro a escombros em busca do poder supremo – a Força Fênix.
Pulando 150 anos no futuro, vemos Wolverine – nada diferente – se unir com uma nova equipe de X-Men, lançando um ataque de última hora contra esse Fera do mal, a fim de impedi-lo de dizimar remanescentes de mutantes na Terra. Infelizmente, não funciona, quando Sublime / Fera desliga seu fator de cura e depois arranca as tripas dele, o deixando para morrer lentamente.
Como ele volta: No final do arco da história, Jean Grey volta (na forma da Fênix) – a quem Fera pensou estar controlando – e decidiu resolver tudo.
Ela exorcizou seu amigo do nefasto Sublime, fora da linha do tempo, e enviou uma mensagem de volta para o passado, para o momento exato em que Ciclope parou de se preocupar com salvar o mundo e tudo deu errado: ela lhe disse para não desistir, mas para viver! O que ele fez. Batendo muito em Emma Frost. O que Wolverine depois pensou ter sido desrespeitoso à memória de Jean, mas isso significava que ele não morreu no futuro, então do que ele está reclamando?
6 – Devorado por zumbis
Como ele morreu: Durante a primeira série da Marvel Zombies, Logan está entre as hordas de heróis mortos-vivos, e decide limpar o planeta, devorando tanto humanos como a população meta humana (exceto Pantera Negra, que Hank Pym manteve vivo para petiscar lentamente).
Como exatamente Wolverine acaba um zumbi? Entre outras coisas, seu fator de cura deve ser capaz de lutar contra algo como um vírus reanimador. Ele certamente é capaz de lidar com ser mastigado por seus companheiros mortos-vivos. Acontece que seus poderes mutantes não foram bastante para o desafio de Capitão América, Homem-Aranha, Luke Cage, e um punhado de outros zumbis o mordendo de uma só vez.
Como ele volta: Por causa do vírus zumbi, duh… Infelizmente, o seu fator de cura o abandona completamente uma vez que ele volta dos mortos, o que significa que quando ele perde um membro desta forma macabra – como tantas vezes acontece com os mortos-vivos – ele se foi para sempre. E isso acontece. Ele perde um braço.
Ele, no entanto, consegue alguns poderes cósmicos bastante impressionante como resultado de mastigar o Surfista Prateado. Logan e o resto dos zumbis, em seguida, partem para o grande preto além de si mesmos, onde ele recebe um novo braço cibernético e toda a turma consegue comer todos os seres vivos existentes. De lá, eles descobrem a capacidade de navegar entre outras dimensões, que é como a quadrilha de heróis de lenta decomposição da Marvel consegue continuar.
5 – Morto pela Tempestade
Como ele morre: Chris Claremont sempre olhou bastante para Wolverine. O escritor escreveu a maioria das histórias mais icônicas do personagem – incluindo a minissérie ilustrada por Frank Miller, e vários arcos dos X-Men, incluindo A Saga da Fênix Negra – e ainda assim ele tinha a intenção de matar Logan dezesseis edições após a sua introdução, só para vetarem a ideia. Ainda assim, quando Claremont finalmente teve a chance de contar uma história fora de continuidade anos mais tarde, com a série X-Men Forever, ele deu a entender seus planos originais para Wolverine.
Ou seja, que ele seria morto por Tempestade. Acontece que não era a Tempestade real, mas – respire fundo, prepare-se para algumas quantidades absurdas de lógica de super-herói de quadrinhos – um clone projetado para se infiltrar e destruir os X-Men a partir do interior, no entanto, ela ficou louca quando acidentalmente absorveu parte da psique distorcida do vilão Rei das Sombras. E é por isso que ela decidiu disparar raios de luz no peito de Wolverine até que seu coração parasse de bater.
Como ele volta: Mais uma vez, ele não volta. Esta foi uma realidade alternativa, afinal, criada especialmente para que Claremont pudesse encerrar todas as histórias que ele tinha planejado, mas nunca chegou a terminar. Entre outras coisas, envolve Wolverine e Jean Grey se envolvendo em um caso psíquico secreto, sem o conhecimento de seu marido Ciclope, o que significa que, quando Logan é morto, Jean é a mais afetada.
Ela entra em coma temporário, apenas para acordar e se vingar de Tempestade. O que torna tudo um pouco estranho, porque os sentimentos de Jean por Wolverine ficam muito claros. No final, a situação “Tempestade é um clone do mal” é eliminada, os X-Men se deparam com a verdadeira Tempestade (que Wolverine aparentemente libertou da prisão antes de morrer), e Dente-de-Sabre revela que Logan era o seu filho. Então, isso é muito estranho.
4 – Coração arrancado
Como ele morreu: Claremont ataca novamente, desta vez nas páginas de 1987 do anual Uncanny X-Men. Esta história vê a Escola de Xavier invadida por um alienígena imbatível que se chama Horda (tenho certeza que é preciso mais do que uma pessoa para descrever com precisão algo como uma horda, mas enfim) que os leva para outro mundo e os obriga a entrar na Cidadela de Luz e Sombra para adquirir o Cristal da Visão Suprema, e significa nada mais do que uma desculpa para colocar os X-Men em um cenário sci-fi e fazê-los lutar.
Bem, na verdade, a luta vem depois. Antes disso, há uma carga de disparate sobre cada X-Men, sendo mostrado seus desejos mais profundos, e começam a vivê-los – Vampira aparentemente quer ser uma Southern Belle (um estereotipo das nobres donzelas de alta classe do sul), Cristal uma advogada bem sucedida, Psylocke um robô – mas só Tempestade e Wolverine são fortes o suficiente para rejeitar essas ilusões, decidindo socar Horda em vez disso. Só que o estrangeiro acaba sendo feito de material mais forte e levanta um Logan enfraquecido pela lapela, comentando que gosta de seu coração valente – antes de rasgá-lo com as próprias mãos.
Como ele volta: Opa, você escolheu o pior lugar possível para arrancar o coração de Wolverine, Horda! Quando ele estripa Logan, o alienígena consegue atirar uma única gota de sangue do mutante resistente para o Cristal da Visão Suprema (cuja utilização real nunca aprendemos), que de certa forma permite que o nosso super-herói canadense favorito se reconstitua completamente. O que significa que é tratado com um spread de página inteira, enquanto Wolverine lentamente se reconstrói, de DNA para o sistema nervoso, do esqueleto para os músculos, para um zangado homem peludo.
O próprio Logan admite que pensou que estivesse morto por um minuto, antes de jogar a bomba que o seu “fator de cura está em cada célula do seu corpo”, e assim é a vontade de viver. Que deve ser uma mutação secundária ou algo assim.
“Dada a energia suficiente, todo o meu corpo poderia ser regenerado a partir dos dados genéticos contidos em uma única célula. Ou uma gota de sangue.” “Parece que o cristal tinha o poder de restaurar tanto a mente como o corpo.” Em seguida, ele puxa o caco de cristal da cabeça do alienígena e envia todos de volta para casa.
3 – Voou em direção ao Sol
Como ele morreu: Por mais que tentasse cobrir com Here Comes Tomorrow, a história Planeta X foi o verdadeiro fim do tempo de Grant Morrison escrevendo New X-Men. É também a história que envolveu a morte da maioria dos personagens principais, com a coisa toda que culminou com Magneto ficando louco, tendo seu capacete explodido por uma carga ótica de Ciclope e depois a cabeça decepada por Wolverine. Antes de tudo isso, no entanto, você precisa entender como ele colocou os X-Men de joelhos, se esgueirando em seu santuário interior sob o disfarce de novo mutante pacifista, Xorn.
Tendo desempenhado o seu trunfo dentro de escola de Xavier, organizando uma rebelião de estudantes que, eventualmente, levou a uma tomada de Nova York em larga escala por mutantes, Magneto também conseguiu despachar a maior parte da equipa principal dos X-Men com várias distrações: Fera e Emma Frost foram derrubados enquanto voavam sobre um oceano, onde eles ficaram presos sem comunicações; Ciclope está desaparecido, dado como morto ao lado de Fantomex; e Wolverine e Jean Grey são presos ao Asteroide M, que se lança em direção ao Sol e queima ambos como uma batata frita esquecida no óleo quente.
Como ele volta: Logan pode suportar muita coisa, mas o poder real do sol está pedindo muito do tão elogiado fator de cura. Tendo matado Jean com suas garras por misericórdia, não desejando que ela fosse cozinhada viva ao lado dele, ele carrega seu corpo em direção ao inevitável, onde temos uma sequência de várias páginas de carne sendo queimada até seu esqueleto ser dilacerado, até que os olhos quase sem corpo de Jean de repente se abrem e todo mundo se lembra que ela tem um pouco de história com coisas realmente poderosas de fogo no espaço.
Graças a um excelente sincronismo da Força Fênix, Jean é despertada e a usa para salvar a cabeça de Wolverine, que o reconstrói lentamente enquanto voam através do cosmos de volta à Terra para lidar com a situação Magneto, que, francamente, ninguém lembrava mais. Alto na droga mutante, Kick, que supostamente aumenta seus poderes, o vilão entra em colapso após administrar um choque elétrico fatal em Jean, apenas para Wolverine cortar sua cabeça. Assim, tudo dá certo no final.
2 – Desintegrado por um Sentinela
Como ele morreu: Lembra quão bom foi Dias de um Futuro Esquecido? Depois de uma boa década sem um decente filme original dos X-Men, o diretor Bryan Singer voltou com um divertido sucesso de público que realmente não tem o direito de ser tão bom. Por um lado, foi a tentativa de conciliar os problemas de continuidade recentes causadas pelo filme Primeira Classe e a monstruosidade que foi Wolverine Origens.
O que não seria o caso, se o filme tivesse olhado mais de perto para as histórias em quadrinhos de onde foi adaptado. Porque no futuro distópico do original Dias de um Futuro Esquecido, a equipe desesperadamente tenta enviar Kitty Pryde – não Logan – de volta no tempo para alertar seus eus mais jovens desse futuro sombrio. Arremessando-se em um dos robôs assassinos, Wolverine é evaporado por sua energia, caindo ao chão como um esqueleto grelhado.
Como ele volta: Já disse isso antes e vou dizer novamente. Tecnicamente, ele não volta. Nessa linha de tempo, Wolverine teve todo o corpo queimado nessa explosão do Sentinela, e não havia nenhum cristal mágico ao redor para ajudá-lo a se reconstruir.
Felizmente, os futuros X-Men conseguiram evitar que tal linha de tempo existisse, enviando com sucesso Kitty Pryde de volta para o corpo de seu eu mais jovem, onde ela ajudou seus companheiros da época a frustrar um atentado contra a vida do senador Kelly pela Irmandade de Mutantes. Com o assassinato frustrado, a histeria antimutante nunca tomou conta do país, e o Congresso não precisou aprovar uma lei para caçá-los com robôs assassinos gigantes. O que significa que o cara-roxa que evaporou Wolverine nunca existiu, e é a morte sendo enganada mais uma vez!
1 – Torturado até a morte, e de novo, e de novo, e de novo…
Como ele morreu: Wolverine: O Melhor Que Há não é uma boa história em quadrinhos. Não era bom quando saiu, e continua não sendo bom agora. Alguns a chamaram de “insuportável.” Outros apontaram o “infeliz compromisso” que fez, já que realmente não fazia parte da linha Marvel para leitores maduros, MAX, mas ainda tinha um aviso na capa que “não era para crianças”. Em sua maioria, definitivamente não era, já que é provavelmente o mais nojento e mais explicitamente violento quadrinho que a Marvel já produziu.
A trama, tal como era, envolveu Logan vindo contra um novo vilão chamado Contágio e sua quadrilha de comparsas, os Unkillables (uma tradução disso seria ridícula… os “Imatáveis” ou pior “Imorríveis”). Tendo detido Wolverine, Contágio lhe dá duas opções: 1: matar seu filho, Flip, super inteligente, mas em constante dor, ou 2: servir como uma cobaia humana para tentar encontrar uma cura para sua doença. Wolvie optou pela última, e assim começou um processo rigoroso de testes de quão poderoso seu fator de cura era. O que significava que ele foi baleado, envenenado, explodido, dilacerado, esfaqueado com milhões de pequenas agulhas, e geralmente torturado em todos as formas possíveis e horríveis.
Como ele volta: Bem, todo o objetivo do exercício é que não importa como você “mate” Wolverine, ele vai sempre voltar. Apesar de ter sido submetido a basicamente qualquer forma de assassinato que eles poderiam pensar e fazer, os Unkillables são sempre confrontados com um Logan revigorado poucas horas após a “morte”. Este é provavelmente um bom momento para destacar que, embora Wolverine seja praticamente indestrutível (exceto por todas as vezes que ele não foi, já citadas acima), ele ainda sente dor. Toda vez que ele se machuca, ou morre, ele sente.
No final do arco da história, verifica-se que a razão pela qual o filho de Contágio estar tão ruim é porque ele infectou seu próprio filho com um super-vírus. Idiota! E Wolverine era realmente uma cobaia para tentar sintetizar um vírus ainda mais mortal porque, bem, se você pode matar Logan com ele, pode matar praticamente qualquer um. Assim, ele vai atrás de Contágio com a ajuda de Flip e o infecta com algumas doenças desagradáveis que selam seus poderes, e depois o deixam para morrer. Porque se você tentar matar Wolverine – mesmo se você tiver sucesso – há uma boa chance de que ele vá retribuir na mesma moeda.
Fonte einerd